Cúrcuma
Se o alimento é o nosso principal remédio, o Açafrão da terra condensa como poucos as duas funções. É ao mesmo tempo um tempero muito utilizado e uma planta medicinal de uso tradicional com várias pesquisas científicas associadas. É também conhecido como açafrão, mangarataia e gengibre dourado. Assim como o gengibre, a parte utilizada é o rizoma, um caule subterrâneo, de sabor e aroma intensos. Seu nome botânico é Cúrcuma Longa L. Para distinguir do açafrão verdadeiro, preferimos utilizar seu nome científico – cúrcuma. A introdução dessa espécie na agricultura do Sertão Carioca foi feita pelas mãos da agricultora Maria do Céu Simões em seu quintal produtivo no bairro de Vargem Grande. Com 200m² de área plantada, ela chegou a colher 98 quilos de cúrcuma.
Ver Vídeo- Experiência de cultivo de cúrcuma no quintal da Maria do Céu Simões e etapas de beneficiamento realizado com fins pedagógicos por Farmanguinhos, Fiocruz.
Como tempero exala um sabor sutil e exótico ao ser adicionado ao arroz, macarrão, e até em saladas de frutas. Fica perfeito em pastas de soja ou ricota. A nutricionista Mariana Zogaib Mata Roque, carinhosamente nos reservou uma de suas receitas exclusivas,o tabule de feijão branco. O uso medicinal da cúrcuma demonstra as seguintes propriedades: “carminativa, anti-inflamatória, gastroprotetora, hepatoprotetora, anti-oxidante e antimutagênica”. Como toda a droga possui efeitos poderosos e tem sua contraindicação. Para uso continuado, comece consultando uma nutricionista ou outro profissional da área médica.
Fonte: Livro Fitoterapia Contemporânea de autoria de Gláucia Saad e outros