Casa Amarela

Casa Amarela: no meio do caminho havia uma casa, havia uma casa no meio do caminho

Casa Amarela: onde todos os caminhos se encontram

Casa Amarela: todos os caminhos levam a ti

No coração da maior floresta urbana do Brasil, a Casa Amarela se destaca – cultural e historicamente – como importante marco da paisagem do Sertão Carioca. Conhecida por moradores e agricultores familiares do maciço da Pedra Branca a trilha que, no início do século XIX era utilizada para o transporte da produção das fazendas e engenhos locais, se adaptou ao tempo e à história, adquirindo novos usos e significados.

Localizada a 648 metros de altitude, é na Casa Amarela que as trilhas de Rio da Prata, de Vargem Grande, de Pau da Fome e de Camorim se encontram. Por sua localização estratégica esta trilha atualmente é utilizada não apenas pelos moradores, mas por trilheiros, caminhantes, excursionistas e ecoturistas que circulam pelo local.

Construída na década de 1920, pelo imigrante italiano Domingos Argenti, para ser sede do sítio Santa Bárbara – o que explica o fato da trilha que dá acesso ao local também ser conhecida como trilha de Santa Bárbara – a Casa Amarela testemunhou diversos ciclos produtivos – cana de açúcar, café, carvão – que, ao longo do tempo, modificaram a paisagem do maciço da Pedra Branca.

Segundo o atual proprietário, Domingos Leta, após o falecimento de seu avô, a produção de carvão cessou e toda a área do sítio foi replantada. Atualmente o imóvel encontra-se vazio e, parcialmente, abandonado. Por estar localizado no interior do Parque Estadual da Pedra Branca – PEPB – toda e qualquer reforma e/ou derrubada do imóvel é terminantemente proibida.

A partir da criação do PEPB, em 1974, a Casa Amarela adquiriu novos significados. Se para a população local, esta construção remete à história de ocupação do maciço, para os frequentadores do Parque ela é apenas uma atração turística.

Incorporada pelo Parque e figurando no mapa de trilhas do PEPB como “Trilha da Casa Amarela”, esta construção é apresentada pelas equipes que organizam caminhadas como um dos pontos turísticos mais importantes do PEPB.

A Casa Amarela é apenas um dos muitos exemplos de elementos da paisagem do Sertão Carioca que, ao serem incorporados pelo PEPB, adquiriram novos significados. Por ser referência tanto entre os nativos como entre os visitantes, a Casa Amarela pode ser considerada como importante símbolo da disputa territorial existente entre população nativa e gestores do Parque Estadual da Pedra Branca.