Feira da Roça de Vargem Grande em domingo de chuva, foto de Ana Pestana

Quem somos?

Somos uma teia viva em movimento, atualmente focada no combate às violências praticadas sobretudo contra mulheres e, dentre elas, focamos nas mulheres negras e suas crias. Entre as violências entendemos a fome, o nutricídio e qualquer nuance de insegurança alimentar, como uma violência estrutural do capitalismo e nos dedicamos a construir uma soberania alimentar. Junto com a moradia digna, o Direito Humano à Alimentação Adequada é o piso pavimentado para construção de Justiça Socioambiental. Podemos dizer que o grupo reunido na condução do sítio sabe para onde está indo,nossos passos vêm de longe. Vamos descrever um pouco da história. 

 

O sítio virtual Sertão Carioca nasceu em 2015. Foi fruto do encontro entre a comunidade de agricultura tradicional, quilombolas e ambientalistas efetiva ou afetivamente ligados ao Maciço da Pedra Branca, a partir de 2006, com a pesquisa de tese da Professora Annelise Fernandez (UFRRJ). O nome do sítio é derivado de sua pesquisa de doutorado. A partir daquele ano, várias lutas se intensificaram entre agricultoras, agricultores e moradores do entorno do Maciço. Da intensa troca de comunicados e informações nasceu a necessidade de um espaço que fosse juntando as pontas de uma atuação territorial, intersetorial e com interseção com órgãos públicos, conselhos e diferentes políticas públicas.

 

Ficamos algum tempo fora do ar e estamos resgatando publicações antigas, trazendo referências temporais, afinal o sítio tem um histórico considerável.

 

Dezesseis anos após o início das atividades registradas nesse texto já não somos as mesmas. Nossa visão de mundo se modificou, as conquistas concretas nos levaram a outras necessidades, nossos alvos de pesquisa se ampliaram. Em resumo, hoje, finalzinho de 2022, somos um grupo heterogêneo de homens e mulheres, liderado por mulheres negras, brancas e não brancas. Somos sobretudo antirracistas por entender que se há racismo não pode haver agroecologia e muito menos democracia.