Seca Verde

Sandro da Silva Santos

21/05/2016

DSC01623O verde da floresta a mata bem preservada muita das vezes desvia a nossa atenção, faz passar despercebido um problema grave comum a todos os moradores, nossos rios estão secando.

 Muitas nascentes do maciço secaram completamente na ultima seca de 2015, e mesmo com toda a chuva que já caiu em 2016 elas não voltaram, consequentemente os rios que são abastecidos por essas nascentes vem diminuindo gradativamente ano após ano.

 Não é preciso um parecer técnico nem tão pouco um estudo aprofundado para se constatar esse fato, basta parar um dia e observar nossos rios e buscar em uma curta lembrança de como eles eram e como estão hoje.

 A extração de água do subsolo para atender os grandes empreendimentos imobiliários, a impermeabilização do solo, a falta de infraestrutura e o aterramento dos campos alagados de Sernambetiba, são fatores que impactam diretamente na renovação do lençol freático e no ciclo hídrico de toda a região, consequentemente afetando a vida de todos nos. Será que teremos água daqui a 5 anos ?

 É preciso rever o atual projeto apresentado pela prefeitura levando em consideração os impactos ao meio ambiente e fragilidade ambiental da área. Os danos podem ser irreversíveis.

Sandro da Silva Santos é uma das principais lideranças do Quilombo Cafundá Astrogilda, especialista em tecnologia da informação, morador das Vargens.

Compartilhe

Comentários